Siga:

Gravidez

    Gravidez

    Bebê PIG – Pequeno para Idade Gestacional

    Muitas mamães e futuras mamães não conhecem o termo PIG, eu confesso que ao ouvir esse termo a única coisa que vinha a cabeça era a palavra porco… Juro! Hehehehe

    Enfim, a sigla PIG significa Pequeno para Idade Gestacional, ou seja, quando o bebê nasce a termo, após as 37 semanas, abaixo do percentil 10 para sua idade gestacional. A possibilidade de nascer PIG pode ser detectado com antecedência através da Ultrassonografia a partir das 22º semana, quando é estimado o peso do bebê através de algumas medidas.

    Normalmente os PIG de termo não apresentam complicações, o desenvolvimento e comportamento são semelhantes ao nascidos com o peso normal. Entretanto há riscos para asfixia perinatal, hipoglicemia e aspiração de mecônio.

    Os PIG por fatores genéticos, infecções congênitas e uso de drogas maternos costumam apresentar problemas maiores dependendo do diagnóstico, mas se a restrição do crescimento for causada por insuficiência de nutrientes uterino a alimentação adequada poderá compensar o crescimento do bebê PIG no pós-parto.

    No meu caso, além da gestação ser múltipla, cremos que um dos fatores que “ajudou” na condição do Gustavo ser PIG foi a AUU – Artéria Umbilical Única. Mas Luana que raios é isso? Essa anomalia acontece quando o cordão que liga o feto à placenta conta com apenas dois vasos ao invés de três. Ããããh???

    Leia mais

    Compartilhe
    Leave a comment
  • Gravidez

    Resumo do Parto

    Nossa, parece que foi ontem quando postei a notícia da gravidez. A ideia inicial era ter mais posts sobre a gestação e parto, mas como estávamos com apartamento novo e morando na minha mãe enquanto reformávamos o apê, foi bem complicado parar para escrever alguma coisa.

    Leia mais

  • Gravidez

    Gravidez de Gêmeos

    A gravidez de gêmeos é sempre uma mistura de sentimentos, primeiro a surpresa com a notícia, depois o desespero com a parte financeira, e por fim, a alegria de ter dois pimpolhos dentro de você.

    Leia mais