Dicas Viagem

Vinícola Concha y Toro / Santiago

29 de novembro de 2016

Seguindo o roteiro, o quarto dia foi para conhecer uma das mais famosas vinícolas do Chile. A Concha y Toro é a maior vinícola do Chile e super conhecida pelos brasileiros, afinal quem nunca ouviu falar no Casillero del Diablo?

A vinícola foi fundada em 1883 por Don Melchor de Concha y Toro e é atualmente controlada pelas famílias Guilisasti e Larrain. Possui vinhedos nos principais vales produtores chilenos, bem como na Argentina, ocupando uma extensão de 10.750 hectares, sendo hoje a maior área plantada do mundo.

Enfim, a vinícola fica próximo a Santiago e dá tranquilamente para ir por conta própria, nós optamos em ir de metrô e táxi. Como estávamos na estação Santa Lucia, linha vermelha, seguimos até a estação Tobalaba, onde fizemos baldiação e continuamos na linha azul até a estação Las Mercedes, chegando na estação Las Mercedes localizamos a saída “Concha y Toro Poniente” e pegamos um táxi, em 10 minutos estávamos na vinícola.

Concha y Toro

Concha y Toro

Antes da viagem fizemos a reserva pelo site da Concha y Toro informando o tipo de tour e o idioma, ao finalizar a reserva é encaminhado um e-mail com o código da reserva que você deve apresentar no guichê na vinícola e pegar os tickets.

Havia 2 tipos de tours guiado, o Tradicional que inclui o passeio pela vinícola, degustação de 2 vinhos e a taça de vinho como brinde. E o tour Marques de Casa Concha, que foi nossa escolha, que inclui tudo do tour tradicional somado com a degustação de 4 vinhos Marques de Casa Concha.

Percorrendo os vinhedos não vimos nenhuma parreira carregada, pois estávamos longe da época de colheita, mas o guia explicou detalhadamente sobre as uvas e em como o tempo interfere na qualidade da fruta, terminando o tour externo degustamos um vinho branco e entramos na parte que fica os barris de vinho.

Concha y Toro

Depois disso fomos onde ficam armazenados os barris com vinhos Casillero Del Diablo, aqui o guia fecha as portas deixando o ambiente totalmente escuro e inicia uma projeção com efeito de luzes no local, contando a história do nome do vinho.

Resumidamente, a história é que o Don Melchor de Concha y Toro guardava suas reservas sob sete chaves, mas havia muitos roubos na adega, então para evitar tais furtos Don Melchor de Concha y Toro espalhou que sua adega era habitada pelo diabo, o rumor se espalhou rapidamente que em pouco tempo todos temiam o estranho morador, com isso foi resolvido o problema, nenhuma garrafa mais foi roubada.

Concha y Toro

Finalizando a apresentação degustamos mais um vinho tinto, um Cabernet Sauvignon Casillero Del Diablo, e assim terminou o tour e fomos direcionados a uma sala com sommelier para a degustação dos vinhos Marques de Casa Concha.

Concha y Toro

Na sala degustamos 4 tipos de vinho harmonizando com alguns queijos, queijo de cabra, mantegoso, queijo de ovelha e brie (se eu não me engano), o sommelier indicava qual queijo combinava com cada vinho.

Concha y Toro

E assim finalizamos a visita, o tour em geral foi bom, o guia foi bem atencioso e paciente e valeu a pena fazer o tour completo com a degustação dos vinhos Marques de Casa Concha, claro que eu sai meio alterada da vinícola, pois não tenho costume de beber.

Você também poderá gostar

Sem Comentários

Mensagem